quarta-feira, 31 de março de 2010

BEBA ÁGUA pela sua saúde!




A água é a substância mais abundante do corpo humano, 60% e sua quantidade depende de vários factores estabelecidos durante a vida do indivíduo, entre eles a idade, o sexo, a massa muscular, o aumento ou perda de peso, o tecido adiposo, e até mesmo a gravidez ou lactação. Cerca de 90 % do volume de nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões electroquímicas aí realizadas.

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano: fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc.); é utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; todas as reacções bioquímicas se processam em meio aquoso; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável. Ela é indispensável às combinações químicas e eléctricas.

As necessidades da água são pois permanentes. O mecanismo da sensação de sede é tão fraco, que com frequência muitas pessoas a confundem com a fome. Ainda mais, uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%. Um copo de água poderá aliviará a sensação de fome à meia-noite nos adultos.

Uma redução de somente 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa?

Beber um mínimo de 7 a 9 copos de água por dia (recomendado ENTRE AS REFEIÇÕES) diminui o risco do cancro do cólon em 45% além de baixar o risco do cancro da mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver cancro na bexiga.


Toda água que entra no corpo, de uma maneira ou de outra sairá. A água circula pelo corpo humano como nos ecossistemas. Torna-se necessário a sua reposição diariamente e isso depende unicamente de si!

O corpo humano perde água de várias formas. Através dos rins em forma de urina, como parte das fezes, através do processo de respiração e através da transpiração (suor).

Podemos verificar que a ingestão de água está insuficiente simplesmente observando nossa urina para sabermos se estamos hidratados ou não. Quando isso ocorre, os rins tentam compensar conservando a água e, portanto excretam uma urina mais concentrada, com coloração amarelomais acentuado. A cor de sua urina deve ser de um amarelo muito fraco ou incolor, caso contrário você não está ingerindo suficiente água (isto não é válido se você esta tomando vitaminas do complexo B, que produzem uma cor amarela natural à urina).

A carência de água no organismo, dentre outras manifestações negativas, deixa a boca seca, os lábios rachados, uma sensação de letargia, confusão mental e ocorre diminuição da produção de urina. Esses são sintomas de desidratação que, além de diminuir as reservas de água do corpo humano, reduzem os níveis de importantes minerais, como cloreto de sódio, sais de potássio, etc..
Ao falar de beber água, não nos referimos à água contida no café, nos chás ou nos refrigerantes. A água engarrafada sem sabores adicionados ou de fontes naturais é a melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário