domingo, 21 de março de 2010

Exames Laboratoriais

Etapas do exame

A sequência de ações dentro de um laboratório onde são realizados exames laboratoriais inicia-se com a coletado material a ser analisado e termina com a emissão de um laudo diagnóstico.

Na fase pré-analítica, o paciente é orientado, é realizado a coleta, a manipulação e conservação do material que posteriormente será analisado. É nesta fase onde ocorrem a maioria dos erros. Logo após, serão analisados os materiais e será feito um laudo pelo profissional habilitado. A fase analítica, com os avanços tecnológicos é realizada através de aparelhos automatizados que garantem um maior percentual de acertos. Nos laudos, os principais erros são unidades erradas, erro de digitação, não informação de interferentes no exame, etc.

Dentro deste contexto, existem diversos fatores que podem interagir com o resultado do exame, resultando em um falso-negativo ou falso-positivo: medicamentos utilizados pelo paciente, sua resposta metbólica, jejum, transporte do material, centrifugação, metrologia, reagentes, calibração e manutenção dos equipamentos, entre outros.


Tipos de exames


Bioquímica do sangue substâncias não eletrolíticas


Bioquímica do sangue - substâncias eletrolíticas

  • Constantes biológicas do sangue
  • Diagnósticos dos desequilíbrios hidreletrolíticos
  • Diagnóstico dos desequilíbrios ácido básicos


Bioquímica do sangue - enzimas

Fosfatase alcalina e ácida, amilase, lipase, aldolase, lactato-desidrogenase, transaminases, creatinofosfo-quinase, gama-glutamitranspeptidase, isoenzimas de lactato-desidrogenase, isoenzimas de creatinofosfoquinase.


Hemograma - série vermelha

  • Hemácias, hemoglobina, hematócrito, valores hematimétricos, ferro sérico, transferrina e ferritina.


Hemograma - série branca

  • Leucócitos, leucograma. neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos


Exame de urina

  • Elementos normais, microscopia de sedimento, estudo bacteriológico, outros.


Exame de fezes

  • Exame macroscópico, exame microscópico, parasitos e protozoários e coprocultura.


Outros tipos

  • Líquido cefalorraquidiano
  • Escarro
  • Líquido pleural
  • Espermograma


Principais áreas no laboratório hospitalar

Dentro de um laboratório hospitalar de análises clínicas existem 6:


Os fluidos mais comuns para exame são: sangue, urina, fezes e expectoração. No entanto em ambiente hospitalar poderá ser encontrado ainda: liquido sinovial, pleural, céfalo-raquidiano, pus, entre outros.

Entre os exames solicitados com maior frequência temos: hemograma completo, bioquímica do sangue (dosagem de glicose, ureia, creatinina, colesterol total e fracções, triglicerídeos,ácido úrico, etc), hemostasia (coagulograma), imunologia (teste imunológico de gravidez, teste luético, antiestreptolisina o, proteína c reativa, etc), exame parasitológico de fezes, sumário de urina, culturas bacteriológicas, antibiograma, etc.


Fonte: Wikipedia.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário